Especialidades / Valências
Providenciámos serviços personalizados e diferenciados de avaliação e intervenção na área do desenvolvimento e da saúde.
Com um corpo clínico multidisciplinar, com formação especializada, preparado para dar acompanhamento nas diversas problemáticas, em todas as etapas do desenvolvimento: crianças, adolescentes, adultos e seniores. O diagnóstico e intervenção personalizados e devidamente adequados a cada caso, são os elementos principais na obtenção de resultados.

 
 
PSICOLOGIA CLÍNICA
Esta especialidade tem como objetivo a avaliação, o diagnóstico e o tratamento de várias patologias e as suas repercussões emocionais, comportamentais e/ou cognitivas, da infância à terceira idade, abrangendo desde a terapia à individual, familiar ou de grupo. No âmbito da avaliação psicológica, o/a psicólogo/a clínico/a tem à sua disposição um conjunto de metodologias que devem ser cuidadosamente selecionadas e adaptadas a cada situação, para posterior elaboração de um diagnóstico, quando aplicável. Depois de estabelecido o diagnóstico, procede-se à fase de elaboração de um plano de intervenção, de acordo com as competências e dificuldades encontradas em cada indivíduo. Quanto à intervenção o/a psicólogo/a recorre a diferentes abordagens e técnicas de intervenção.. .

Os psicólogos que integram a nossa equipa multidisciplinar são membros da Ordem dos Psicólogos e dispõem de uma ampla experiência, acumulada ao longo dos anos no tratamento de variadas patologias:

- Perturbações do Neurodesenvolvimento: Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção – PHDA, Perturbação do Espectro do Autismo, Perturbações da Aprendizagem Específica (Com défice na leitura; Com défice na expressão escrita e Com défice na matemática);
- Perturbações de Ansiedade (Ansiedade de Separação, Mutismo Seletivo, Fobia Específica, Fobia Social, Perturbação de Pânico, Agorafobia, Perturbação da Ansiedade Generalizada);
- Perturbação Obsessivo-Compulsiva;
- Perturbação de Stress Pós-Traumático;
- Perturbações Disruptivas do Controlo dos Impulsos e do Comportamento (Perturbação da Oposição; Perturbação do Comportamento e Perturbação Disruptiva do Comportamento);
- Perturbações Depressivas;
- Perturbações da Personalidade;
- Perturbação da Identidade de Género;
- Perturbações da Alimentação (Anorexia Nervosa e Bulimia Nervosa);
- Perturbações da Eliminação (Enurese e Encoprese);
- Perturbações do Sono-Vigília
- Situações de Luto;
- Bullying;
- Dificuldades de adaptação a mudanças e dificuldades no relacionamento com a família e os pares;
 
 
TERAPIA DA FALA
A Terapia da Fala atua na prevenção, avaliação, diagnóstico e intervenção de dificuldades ao nível da comunicação, linguagem, fala, motricidade orofacial, alimentação e deglutição.

No âmbito da Pediatria, assumem particular importância as preocupações com o atraso ou dificuldades ao nível da fala que, através de um conjunto de estratégias partilhadas com a família, podem ser solucionadas, quando detetadas precocemente.

A avaliação e intervenção em Terapia da Fala não pressupõe um diagnóstico clínico, abrange idades muito precoces e, de acordo com o perfil da criança e suas especificidades, podem ser utilizados testes estandardizados para avaliação de competências específicas.

Os terapeutas da fala que integram a multidisciplinar estão registados na Administração Central do Sistema de Saúde e dispõem de uma ampla experiência, acumulada ao longo dos anos no tratamento de variadas patologias:
- Alterações de interação e comunicação;
- Perturbações da linguagem ao nível da expressão e compreensão de mensagens verbais;
- Dificuldades da leitura e da escrita;
- Alterações da articulação dos sons da fala;
- Perturbações da voz;
- Alterações da fluência do discurso;
- Dificuldades na alimentação (mastigação, deglutição e sensibilidade oral);
- Alteração da estrutura ou função da musculatura orofacial (como parésia facial e questões estéticas).
 
 
TERAPIA OCUPACIONAL
O Terapeuta Ocupacional é um profissional da área da saúde que intervém com crianças, adultos e idosos que manifestem dificuldades no desempenho ocupacional (no dia a dia), e podem ter origem em disfunções físicas, mentais, do desenvolvimento, sociais, entre outras.

Consiste melhorar o desempenho ocupacional nas tarefas básicas, desenvolvendo competências de forma a tornar a pessoa o mais funcional e autónoma possível nas suas ocupações (atividades da vida diária, brincar, atividades educacionais, participação social), de modo a contribuir para melhoria da qualidade de vida.

O Terapeuta Ocupacional avalia funções, bem como fatores ambientais que influenciam e condicionam o desempenho nas atividades

Os terapeutas ocupacionais que integram a multidisciplinar estão registados na Administração Central do Sistema de Saúde e dispõem de uma ampla experiência, acumulada ao longo dos anos no tratamento de variadas patologias:
- Disfunção de integração sensorial;
- Perturbação do Espectro do Autismo (PEA);
- Dificuldades de aprendizagem;
- Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA);
- Atenção e agitação psicomotora;
- Atraso Global do Desenvolvimento;
- Dificuldades na motricidade fina e/ou global;
- Dificuldades na grafomotricidade e escrita (Disgrafia);
- Dificuldades nas competências visuo-percetivas;
-Dificuldades nas atividades da vida diária (alimentação, vestir/despir, higiene pessoal);
- Transtorno de alimentação;
- Dificuldades no planeamento motor (dispraxia)
- Alterações comportamentais;
- Dificuldades no brincar;
- Dificuldades de interação e participação social;
-Alterações genéticas (Trissomia 21, Monossomia 18, síndrome de Wolf-Hirschhorn, entre outros);